DESCRIÇÃO

Com 08 dias e 07 noites na região de Bordeaux, você vai pedalar e navegar pelas principais cidades históricas desta região e pelas vinícolas e châteaux mais famosos do mundo, além de entrar em contato com a rica cultura local.

Você vai:

  • Pedalar pela região de Bordeaux, Patrimônio Mundial da Unesco;
  • Visitar as regiões vinícolas mais famosas do mundo: Graves, Sauternes, Pomerol, Medoc etc;
  • Pedalar entre os mais prestigiados châteaux do mundo: PétrusMargauxLafite-Rothschild;
  • Conhecer cidades históricas, como Bordeaux, Saint Emilion, entre outras;
  • Conhecer charmosos vilarejos e passar por lindos campos cultivados de vinhas, frutas e vegetais;
  • Degustar as riquezas do vinho e da gastronomia locais;
  • Ficar hospedado(a) a bordo do MS Bordeaux;
  • E ainda percorrer as margens dos 3 rios da região: Dordogne, Gironde e Garone.

Informações práticas

  • A viagem pode ser individual ou em grupo;
  • Feita em bicicletas elétricas ou bike trek;
  • Disponível de Março a Outubro;
  • O Conexão Paris Viagens trabalha em parceria com este barco;
  • Pré-requisitos: viajar com seguro viagem, estar em boas condições de saúde e ter mais de 14 anos de idade ou estar acompanhado(a) de um responsável.
7 Noites 8 Dias Entre em contato para verificar a disponibilidade Bordeaux
NO PACOTE

O que está incluído

  • Hospedagem a bordo do MS Bordeaux;
  • Pensão completa: 07 cafés da manhã, 06 almoços-piqueniques, 07 jantares de três pratos;
  • Limpeza diária da cabine — mudança diária de toalhas possível;
  • Bebida de boas-vindas e coquetel com a presença do Capitão ao final do cruzeiro;
  • Líder da viagem fluente em inglês e francês — guia brasileiro disponível para grupos de mais de 08 pessoas;
  • Instruções impressas e mapas detalhados para passeios diários (01 set por cabine);
  • GPS gratuito disponível (sob depósito de €100);
  • Café gratuito, chá até às 17h00.

O que não está incluído

  • Passagem Paris-Bordeaux;
  • Transfers de ônibus;
  • Pacote de ciclismo guiado;
  • Aluguel de bicicletas ou e-bicicleta;
  • Outros transfers, taxas de entrada, excursões e degustações de vinhos;
  • Bebidas a bordo;
  • Seguro pessoal;
  • Gorjetas.
PONTOS ALTOS

Vivência da cultura local

A cada dia, você anda de bicicleta no coração de uma nova denominação de vinho da região de Bordeaux. Seu líder e/ou guia de viagem irá te indicar uma Maison du Vin, onde você poderá degustar os vinhos locais — além, claro, de aprender sobre todo o processo da fabricação do vinho, do cultivo das uvas ao processo de engarrafamento. Você irá pedalar no meio das vinhas e visitará pequenos, médios e grandes produtores. A cada dia, uma nova cidade, novas caves, sabores, monumentos históricos, chateaux e uma experiência diferente.

Sem estresse

Você não terá de se preocupar com a logística do passeio. Nós faremos a sua reserva no barco e cuidaremos de cada detalhe da viagem para você. A cada dia, você estará em uma nova cidade, porém, sempre hospedado no barco, sem se preocupar em ter de fazer as malas todos os dias. Você pode optar por fazer os passeios de bike elétrica ou de bike trek, com guia ou sem guia. Se em algum dia você optar por não pedalar, você também pode aproveitar as dependências do barco, ou a cidade em que o mesmo estiver ancorado.

Turismo ativo

Ao pedalar pela região de Bordeaux, você estará em constante contato com a natureza, sentindo o aroma dos campos e o vento no rosto. Viajar de bicicleta significa ir devagar, mas viver mais intensamente — e, claro, liberar endorfina! Você vai trilhar caminhos por onde carros não passam e rotas alternativas por onde não circulam os grandes ônibus turísticos. Quando chegar diante dos suntuosos castelos e das cidades históricas, você terá a sensação de merecimento, por ter chegado até lá de bike, por seu próprio esforço. A sensação de prazer é indescritível — e não se surpreenda se você chegar ao final da viagem com a sensação de ter se transformado.

Descoberta de uma das mais prestigiadas regiões da França

Patrimônio Mundial da Unesco desde 2007, a cidade de Bordeaux passou por uma grande revitalização arquitetônica na última década, embora ainda preserve muitos monumentos históricos e possua uma arquitetura excepcional. Na região Bordelaise encontra-se a maior área de cultivo de vinhos do planeta. Seu famoso terroir produz os vinhos mais caros do mundo — entre eles, os Chateaux Petrus e Margaux, sem deixar de citar os prestigiosos Saint Emilion, Graves, Sauternes, Pomerol, Medoc, entre outros. A região é cercada por 3 rios: Dordogne, Gironde e Garone, o que faz com que suas paisagens naturais sejam realmente de tirar o fôlego. Além deles, cidades medievais compõem um cenário ainda mais deslumbrante.

ITINERÁRIO

DIA 1 - Castets-en-Dorthe (15 km)

13h00: Horário máximo de chegada à cidade de Bordeaux.
14h00: Traslado do centro da cidade até o barco MS Bordeaux.
15h00: Entrada no barco e acomodação na cabine.
16h00: Passeio livre de bicicleta na cidade de Castets (opcional). Região conhecida como "Pequena Holanda" em razão dos numerosas hortas e jardins de frutas.
18h00: Coquetel de boas-vindas com a equipe do navio e o Comandante.
18h30: Jantar.

DIA 2 - Entre-Deux-Mers (46 km)

08h30: Café da manhã.
09h30: Início do trajeto entre as cidades Castets-en-Dorthe / Saint Macaire / La Réole / Canal. Você vai descobrir "Malagar", a antiga residência do autor François Mauriac, assim como fazer sua primeira degustação de vinhos em um châteaux. No caminho campos de milho e girassóis, além de monumentos históricos.
13h00: Pausa para almoço-piquenique no caminho.
16h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar.
17h00 às 20h00: Navegação entre Castets-en-Dorthe e Loupiac.

DIA 3 -  Sauterne - Graves (50 km) 

08h30: Café da manhã.
09h30: Pedalada pela região de Sauternes, que produz vinhos brancos e doces muito apreciados com sobremesas. No caminho, você poderá visitar o túmulo do artista Henri de Toulouse-Lautre, no vilarejo de Sainte-Croix du Mont. Pedaladas entre famosas vinhas: Château d'Yquem, Château Suduiraut, Clos Haut Peyraguey e, claro, uma degustação de vinhos. Visitaremos a cidade fortificada de Cadillac, na região de Graves, conhecida como o berço dos vinhos Bordeaux.
13h00: Pausa para almoço-piquenique no caminho.
16h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar.
20h00: Visita livre à cidade de Bordeaux.
17h00 às 20h00: Navegação entre Loupiac e Bordeaux.

DIA 4 - Tour por Bordeaux (10 km)

08h30: Café da manhã.
09h30: Tour de bike pela cidade de Bordeaux.
11h00: Dia livre na cidade de Bordeaux. Passeios e compras. Bordeaux é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Vale a pena conferir a lista de prédios, lugares e joias escondidas: entre na cidade via La Porte Cailhau, a entrada real. Sugerimos uma visita completa. Bordeaux não brilha apenas devido a seus edifícios individuais, mas pela grandiosa Cidade Antiga bem preservada. Vale a pena ver o Mercado Capuccino (talvez com degustação de vinho e ostras), a Place des Quinconceses, a Basílica, a Pont de Pierre e o famoso espelho d’água — sem contar que o nosso barco fica ancorado no cais, bem em frente ao Centro Histórico da cidade.
17h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar.
Noite livre para curtir Bordeaux.

DIA 5 - Margaux - Médoc (42 km)

07h00 às 09h30: Navegação entre Bordeaux e Lamarque.
08h30: Café da manhã.
09h30: Início da pedalada pelas regiões vinícolas mais famosas do mundo: Maucaillou, Poujeaux Rauzan, Ségla Palmer, Issan, Priorat Lichine, Kirwan e o Château Margaux. Você vai passar por muitos vinhedos — Chateaux Moutin Rothschild, Lafite Rothschild, Latour, Lynch-Bages, Cos d'Estournel, Pontet Canet, Pichon Longueville e outros, classificados Grands Crus Lagen.
13h00: Almoço na cidade de Margaux e degustação de vinhos e chocolates.
17h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar.
17h00 às 20h00: Uma rota romântica será percorrida à noite a bordo do MS Bordeaux. Vamos nos locomover para Bourg-sur-Gironde, um vilarejo construído sobre uma rocha.

DIA 6 - Bourg - Sur - Gironde (41 km)

08h30: Café da manhã.
09h30: Início da pedalada por milhares de hectares de vinhas, inúmeros castelos, e a linda e romântica igreja de Bayon. Você terá a oportunidade de visitar alguns dos castelos da região, como Tayac, Eyquem Monconseil-Gazin, Marquês de Vauban e outros. Visitaremos também uma ruína da vila galo-romana em Plassac e a Citadella de Blaye, também Patrimônio Mundial da Unesco.
13h00: Almoço na cidadela de Blaye e degustação e vinho.
17h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar.
17h00 às 21h00: Navegação entre Bourg-sur-Gironde e Libourne.

DIA 7 -  Saint-Emilion (43 km)

08h30: Café da manhã.
09h30: Vamos descobrir a pequena cidade de Libourne, bem como as famosas vinhas de Pomerol e Saint-Emilion. Prepare-se para se encantar com Saint-Emilion — a vila medieval também é Patrimônio Mundial da Unesco. Aprecie a maravilhosa vista das ruas medievais e vinhas circundantes. Visite a igreja monolítica e desfrute do charme da pequena cidade com seus maravilhosos bistrôs e restaurantes. Na volta, passaremos em frente ao chateaux Petrus e muitos outros, um paraíso para os apreciadores de vinho.
13h00: Almoço na cidade de Saint-Emilion e degustação e vinhos.
17h00: Retorno ao barco.
18h30: Jantar de despedida festivo com a presença do Capitão do barco.
20h00: Festa de despedida com toda a tripulação.

DIA 8 - Libourne e transfer de volta a Bordeaux 

08h30: Café da manhã.
09h30: Transfer à estação de trem de St Jean, em Bordeaux.

ATENÇÃO:

A cada segunda semana, o cruzeiro segue o trajeto na direção oposta — ou seja, dependendo da semana agendada para a sua viagem, o roteiro irá seguir em ordem contrária à descrita.

Perguntas frequentes

Quantos quilômetros nós vamos pedalar?

O percurso total tem cerca de 250 km, percorridos em 07 dias. Mas, lembre-se: você pode optar por fazer a viagem com bicicleta elétrica, o que diminui o esforço físico. Você também pode optar por não pedalar algum dia e aproveitar as dependências do barco e/ou cidade que ele estiver ancorado.

Que tipos de bicicleta estão disponíveis para esta viagem?

Você pode optar por uma bicicleta elétrica ou uma bike trek.

Qual deve ser meu nível de preparo físico?

Se você optar pelo uso de bike elétrica, o grau de dificuldade é baixo. Se optar pelo uso de bike trek, o grau de dificuldade é médio. Dessa forma, todos estão aptos a participar: basta estar em boas condições de saúde.

Qual a diferença entre contratar esta viagem com guia ou pegar um GPS?

Se você não quiser se preocupar em olhar no mapa e se perder, a melhor opção é contratar esta viagem com guia. Normalmente, o grupo vai ter até 10 pessoas, que pedalarão juntas todos os dias. Caso você queira fazer suas rotas de bike de forma individual, basta pegar um GPS emprestado.

A comunicação será toda em português?

Não. Toda a equipe do barco fala inglês e francês. Você deve ter o mínimo de compreensão em uma destas duas línguas para poder contratar esta viagem. Porém, para grupos de mais de 08 pessoas, um acompanhante brasileiro da equipe do Conexão Paris Viagens pode acompanhar o grupo.

Como funciona o almoço-piquenique?

Depois do café da manhã, muitos alimentos estarão disponíveis para que você possa preparar o seu piquenique, como frutas, pães, embutidos, queijos, saladas etc. A cada dia, novas opções estarão disponíveis para que você monte o seu próprio almoço.

Estou viajando sozinho(a). Posso optar por uma cabine individual no barco?

Sim, você pode, mas haverá um pequeno acréscimo no valor do passeio.

Que tipo de roupa eu devo levar?

Sugerimos roupas confortáveis. Não há a necessidade de serem esportivas ou específicas para o ciclismo — o importante é sentir-se confortável. Leve também roupas casuais para os jantares no barco. Em dias mais frios (menos de 15°C), o mais importante é manter aquecidas as extremidades: orelhas, pescoço, mãos e pés.

Qual a melhor forma de percorrer os trechos Paris-Bordeaux-Paris?

De avião, a viagem dura cerca de 01 hora. De trem, a viagem dura cerca de 03 horas.

IMPORTANTE:

O clima, o vento e as circunstâncias náuticas e técnicas podem influenciar e levar a mudanças no itinerário desta viagem. Os rios Garonne, Gironde e Dordogne fazem parte de um sistema de rios de marés maiores — os níveis de água podem mudar cerca de 6 metros por dia. O navio fará o possível para seguir o itinerário de viagem pretendido, mas as marés podem nos obrigar a realizar ajustes. O programa de passeios de bicicleta e cruzeiros segue um cronograma com horários de saída e retorno. Mesmo durante os passeios de bicicleta individuais, pedimos que você cumpra os horários determinados em relação ao café da manhã e jantar, bem como para entrar e sair do barco.

Tenha um gostinho da viagem: